Falando um pouco sobre Lutero.
Esse nobre alemão que viveu no século XVI, que em 1517 publicou suas 95 teses que mudaram o curso da história religiosa da humanidade, vivendo hoje em dia, o que será que faria ao ver a atual situação da igreja que tem raízes em suas teses?
Toda sas igrejas hoje conhecidas por protestantes são fruto de sua coragem e determinação . Esse homem que não aceitou ver o nome de Cristo blasfemado por quem se dizia ser a ponte entre Deus e os homens, que era a igreja católica.
Olha como era igreja católica:
Imagine aí ser perdoado por Deus pagando indulgências à igreja! Qualquer um de nós, se vivêssemos naquela época e tivéssemos dinheiro, poderíamos comprar um "título" pra poder pecar! Você poderia comprar o perdão antes mesmo de cometer o pecado...
(A igreja Católica, obviamente, nega que as indulgências servissem para perdoart pecados, mas a história tá aí, pra comprovar é verdade que existia o perdão de pecados através de bufunfa...)
Mas não é sobre isso que falaremos hoje.
Voltando ao Lutero.
Não é possivel, mas imaginemos que ele tivesse a oportunidade de dar uma averiguada em nosso dias o que o ato de coragem dele gerou. Imagine mais! Supondo que ele pudesse caminhar entre nós, ou seja, ser uma pessoa como eu e você, mas sendo, assim como naquela época, uma pessoa influente. Seria ele o doutor Martinho Lutero.
Mentalize ele indo assistir a um culto num domingo, igreja cheia de crentes domingueiros e um pastor do tipo famosão. Ele chegando cedo a pé e vendo o humilde pastor, exemplo a ser seguido pelos fiéis ( verdadeiro imitador de Cristo) chegando num carrinho simples, como é de costume se vê: um honda civic; Ou então uma hilux, ou mesmo um mais simplesinho, como um corola...
Ele entra, senta-se e o culto o começa com a liturgia de sempre.
Irmãos cantando e pregando, conjuntos e etc.
Aí o pastor começa a pregar. Desce o cacete na igreja católica, lembra que ela venera imagens de escultura, lembra o que ela fez na Idade Média, e finalmente lembra euforicamente (por um acaso) o feito de Martinho Lutero e continua a pregar. Aí começa a música suave no teclado; O pastor acalma a voz... Conta a história da criança que teve a lingua cortada, mas não negou Jesus; Os irmãos se emocionam, choram com aquela história bonita. O pastor continua e diz que Cristo quer seguidores de verdade, fiéis a Ele em tudo! Aí lembra os irmãos que todos são pecadores miseráveis, e que se estao a passar por dificuldade por que são infiéis. Aí entra no assunto que de fato interessa ao pastor: O FAMOSO DAR! (Lembra daquela história DÁ OU DESCE!). Claro que não com grosseria, mas com "amor". Os irmãos, já psicologicamente fragilizados estão no ponto de abate.
Aí começa, a velha história dos 10% (alguns já falam em 30!). Diz que o irmãozinho tem que dar o que tá no bolso pra Jesus poder abençoar, e se o irmão não tiver dinheiro em espécie, pode ser um cheque pré-datado, e se não tiver cheque pré-datado, pode ser um valezinho de compromisso. Pode ser também um relógio, pulseira de metal precioso e enfim, qualquer coisa pode ser doada pra Jesus. Só assim o irmão vai estar provando que é fiel! E somente os fiéis é que são abençoados...
E o Martinho lá,sentadinho na dele, só ouvindo e meditando; de repente ele se levanta e sai!
Em outros dias sai a visitar muitas outras igrejas, e percebe que todas tem um ponto em comum: O DAR PRA RECEBER...
O que será que Lutero faria?
Será mesmo que a intenção dele ao lançar suas teses contra a doutrina da igreja Católica era gerar frutos como o que ele vira ao assistir os cultos? Sabe qual seria a reação dele amigo?
Ele lançaria novamente suas teses, só que não contra a igreja Católica, mas contra a igreja protestante...
Martinho escreveria que as indulgências se sofisticaram.
Ele imediatamente seria disciplinado de paz e comunhão... (O irmão que falasse com ele teria o mesmo fim.)
Seria Martinho considerado um rebelde, um desertor e ia ser demonizado, pois o que ele escrevera poderia fazer os irmãos se tocarem, e já pensou perder os 10% de cada irmão?
É lógico que isso é impossível de acontecer, Lutero jamais voltará, pois após a morte segue-se o juízo, mas fica a reflexão.
Hoje as igrejas não se parecem mais com igreja, pois estão se tornando um comércio, onde usa-se poderosas técnicas de marketing pra conseguir o fim necessário: o dinheiro dos irmãos.
Vi aqui ó : Cristianismo Sem Maquiagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário